Colheita da soja em MT avança mais 1,4 milhão de ha na semana

A colheita da soja em Mato Grosso tem avançado 1,4 milhão de hectares a cada semana, um ritmo muito mais acelerado em relação a esta mesma época do ano passado, quando os trabalhos evoluíram, em média, 828 mil hectares por semana, nas primeiras seis semanas de safra. Os dados são baseados nos dados do Instituo Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), que nesta sexta-feira (10/02) trouxe um novo levantamento.

De acordo com o Imea, até o momento, os produtores colheram 45,7% da área total destinada à soja, ou 4,3 milhão de hectares de um total de 9,3 milhão de hectares. Foi a segunda semana consecutiva em que o porcentual de área colhida cresceu aproximadamente 15 pontos. Na semana anterior, a colheita alcançava 30,63%.
Plantio de milho

Se na soja há pressa, no plantio de milho segunda safra a correria é ainda maior, devido à janela de clima ideal, que se encerra no inídio de março. Segundo o Imea, 46,68% da área a ser ocupada pelo cereal já recebeu as sementes do produto. Os trabalhos foram intensificados na última semana, quando as plantadeiras percorreram mais de 880 mil hectares. O avanço semanal foi de 20 pontos porcentuais. O ritmo de plantio foi duplicado, já que na semana anterior a evolução havia sido de 10 pontos porcentuais. Nesta época do ano passado, o plantio de milho atingia 25,7% da área, conforme o Imea.

Fonte: Globo Rural

Deixe um Comentário