Cooperativismo

Encontro aborda protagonismo das mulheres no cooperativismo Tocantinense

A 10ª edição do Encontro de Mulheres Cooperativistas aconteceu nesta sexta-feira (16/11), em Palmas, com a presença de mulheres associadas, colaboradoras, e familiares de associados de diversas cooperativas do Tocantins. Promovido pelo Sistema OCB/TO, o encontro contou com reflexões sobre o protagonismo, motivação, carreiras e, para completar, uma apresentação de mágica.

A programação iniciou com o case da cooperativa COOMAPEM, apresentado pela presidente Eliana Medeiro. Eliana é a primeira mulher na presidência da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru – COOMAPEM (Fundada em 1963) e, durante o sua palestra, contou sua trajetória e as histórias de superação e resiliência da cooperativa que trabalha pela melhoria das condições de vida dos produtores de fibras e pequenos agricultores familiares do município. A história da Eliana e de muitas outras mulheres cooperativistas foi contada durante a websérie SomosCoop produzida pelo Sistema OCB (confira aqui).

Eliana Medeiro, presidente da Coomapem

Na sequência foi a vez do professor e mágico Marcelo Sattin mediar a palestra “Mulheres de sucesso – carreiras resilientes”. Palestrante há mais de 15 anos, Sattin promoveu um momento irreverente e descontraído com as participantes, abordando a importância dos sonhos, metas e foco e a relação destes com o alcance da felicidade e o sucesso profissional e nas relações interpessoais.

Segundo a agente de desenvolvimento da cooperativa COAPA (Pedro Afonso/TO), Maria Silvana Ramos, “o evento despertou propósitos adormecidos e iluminou prioridades esquecidas, focando no desenvolvimento pessoal através da persistência e resiliência. Estamos agradecidas, felizes e orgulhosas de sermos mulheres cooperativistas assim como as mulheres de fibra de Manacapuru!”.

A Superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade Oliveira, destacou que “o encontro é uma oportunidade de crescimento, troca de experiências, e motivação para as mulheres cooperativistas do estado. Ele tem grande importância tanto para as cooperativas, quanto para o Sistema OCB/TO, que tem como papel possibilitar momentos de aprendizado como este”.

Arrecadações

Na entrada do evento as participantes contribuíram com a doação kits de higiene, compostos por sabonete, escova e pasta de dentes. Todas as arrecadações serão destinadas para a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, que dá suporte para pacientes em tratamento em Palmas e seus familiares.

Fonte: ASCOM Sistema OCB/TO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *