Aplicativo ‘Cadê Meu Ônibus?’ começa a mudar a rotina de usuários do sistema

Mais de 16 mil pessoas já utilizam o aplicativo ‘Cadê Meu Ônibus?’, desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) para melhorar a rotina dos usuários do sistema. Duas semanas após ser lançada, a ferramenta já está reduzindo o tempo de espera dos passageiros nas paradas. Pela cidade, muitos usuários já aderiram à novidade.

Integrado ao projeto Cidade Inteligente, o aplicativo lançado no último dia 26 de janeiro foi criado para melhorar e possibilitar uma nova rotina aos usuários do Transporte Coletivo. O novo dispositivo agrega os dados por meio de GPS instalado nos ônibus que circulam em todas as zonas da cidade.

“Às vezes perdemos muito tempo na parada e com o uso do aplicativo temos uma estimativa do horário que o coletivo vai passar. Se for horário de pico, ele diz que vai demorar mais. Se não for, indica que chegará em menos tempo. Para mim está contribuindo muito. Estou economizando o tempo seria desperdiçado na parada”, disse o instrutor de cursos, Luandreson Rafael, 22.

Para quem trabalha ou estuda em locais com horários bem rigorosos, o aplicativo é de extrema importância. “É uma forma de facilitar nossa vida. Depois que baixei o dispositivo no meu celular, só vou para a parada no horário certo e não atraso mais no dia a dia”, comentou a estudante Daniele Monteiro, 28.

Para melhorar o acesso e facilitar o entendimento do aplicativo, as atualizações estão sendo realizadas a partir de sugestões e reclamações feitas pelos usuários e encaminhadas pelo próprio dispositivo. Segundo informações dos criadores do ‘Cadê Meu Ônibus?’, a população tem interagido com o aplicativo e tem enviado demandas, como de utilização do mapa local.

“No mapa de monitoramento, as linhas se atualizam de 20 em 20 segundos possibilitando ao usuário um planejamento antes de sua locomoção aos pontos de ônibus. Porém, como as operadoras de telefonia nem sempre oferecem bons planos de internet, a comunicação algumas vezes falha”, explicou o desenvolvedor de Sistemas, Pedro Martine. O dispositivo estará disponível em IOS no final deste mês.

O App

No momento, o aplicativo está disponível somente para Android. O usuário interessado em monitorar sua linha de ônibus diariamente deverá baixar o ‘Cadê Meu Ônibus?’ através do ícone Play Store.

Após a instalação do dispositivo no aparelho celular, o usuário deve digitar o número do Transporte Coletivo desejado na barra de pesquisa. Em seguida, na tela aparecerá um mapa da cidade contendo a localização do ônibus. Clicando na opção Bairro/Centro ou Centro/Bairro, o aplicativo estimará o tempo médio em que o veículo chegará ao terminal ou parada citada.

O ‘Cadê Meu Ônibus?’ também oferece o mapeamento do ponto de partida em que se encontra o usuário até o seu destino, informações sobre a situação atual do trânsito, endereço dos postos fixos do Sinetram, além de receber sugestões e reclamações ligadas ao funcionamento do aplicativo.

Fonte: Semcom/PMM

Deixe um Comentário