Oficina de reaproveitamento ensina a confeccionar abajur no Ecam Uai Shopping

As oficinas de reaproveitamento de resíduos, desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, prosseguem neste mês de abril, dentro da programação elaborada pela Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A proposta é estimular a prática do reaproveitamento e fomentar a geração de renda a partir da venda das peças confeccionadas.

Nesta segunda-feira, 17/4, teve início a oficina de reaproveitamento para a confecção de abajures, feitos a partir da reutilização de formas de ovo. As aulas acontecerão até a próxima quinta-feira, 20, nos horários das 8h às 11h30 e 13h às 15h30, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) do Uai Shopping São José.

O objetivo das oficinas é estimular a população a realizar o reaproveitamento e reduzir o descarte de materiais como pet, papelão, embalagens, garrafas, jornal, CDs, entre outros. “Os abajures, por exemplo, podem ser feitos em até 2 horas, nos formatos triangular, quadrado e redondo, e renderem até R$ 40,00, a unidade”, afirma o instrutor da oficina, Joaquim Félix.

O calendário elaborado pela Semmas prevê a realização de oficinas mensais no Ecam e no Parque Municipal Lagoa Arthur Virgílio Filho, no Japiim, Zona Centro-Sul, além do atendimento às solicitações feitas por associações de moradores, igrejas, escolas e empresas.

O Ecam Uai Shopping é gerido pela Semmas desde 2014, por meio de parceria com a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), do Tribunal de Justiça do Amazonas.

Serão oferecidas este ano oficinas de fuxico com retalho, arte em papel, cestas com jornal, puff de garrafa pet, mandala em CD, papietagem com jornal, baús e caixas de papelão, bonecas com base de pet, anjos com garrafa pet e árvores de natal com canudos de jornal, entre outras.

Os interessados em participar podem se dirigir ao Espaço Ecam Uai Shopping São José, na Zona Leste, ao Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho ou ligar para a Divisão de Educação Ambiental da Semmas, pelo 3236-8587. As inscrições são gratuitas.

Fonte: Semmas/PMM

Deixe um Comentário