Profissionais do Samu são capacitados para atendimento de ocorrências aquáticas

Técnicos de enfermagem, condutores-socorristas e médicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que atuam no Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam, na manhã desta terça-feira, 14, na sede do Comando do Corpo de Bombeiros do Amazonas, certificados de conclusão do Estágio de Salvamento Aquático (ESAQ). O treinamento integra as estratégias de qualificação das equipes de urgência para o socorro a vítimas de ocorrências aquáticas.

Ministrado em duas etapas, de 4 a 8 de julho e de 19 a 23 de setembro do ano passado, o estágio foi orientado por militares do Corpo de Bombeiros acostumados a prestar atendimento a pessoas em situação de risco em ambientes como rios, lagos e piscinas. Nas duas etapas foram capacitados 40 profissionais do Samu.

“Durante duas semanas, o Corpo de Bombeiros virou a extensão do Samu”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto. Para o secretário, esses profissionais prestam um “serviço heroico”, assim como os bombeiros. “É, de fato, um serviço importantíssimo e temos o compromisso de dar todas as condições para que desenvolvam suas atividades com qualidade e para que possam permanentemente aprimorar a assistência prestada à população”.

Salvando vidas

Na entrega dos certificados, o orador da turma, médico Eduardo Fernandes, explicou sobre as dificuldades encontradas diariamente, mas ressaltou o que chamou de “compromisso com o macacão” para salvar vidas. “Nossa rotina é dura, mas com amor ao nosso trabalho, ao nosso macacão, nos transformamos em profissionais da vida, mudando a rotina de quem salvamos”.

Edilson Magalhães, há 11 anos condutor-socorrista do Samu, participou das 20 horas de instruções, na segunda turma do estágio. “Este é um momento muito especial já que, a partir de agora, nossos conhecimentos são ainda maiores e isso nos ajuda a prestar um serviço melhor”, completou.

O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Mauro Marcelo, ressaltou a importância da parceria entre as duas instituições para um atendimento mais rápido e com êxito, nos casos em que as ações exigirem esforço concentrado.

“É uma alegria ver que todos receberam os certificados com sorriso no rosto. O Corpo de Bombeiros está de portas abertas para trocarmos experiências bem sucedidas”, afirmou o tenente-coronel.

Fonte: Semcom/PMM

Deixe um Comentário