Pesquisadores da Alemanha visitam produtores de juta em Manacapuru

A presidente da Coomapem – Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru, Eliana Medeiros do Carmo recebeu nesta quarta-feira, 17 de maio na sede da Coomapem, na cidade de Manacapuru, um grupo de pesquisadores do Ministério da Agricultura da Alemanha. A delegação veio ao Amazonas em busca de conhecimento sobre a produção sustentável das fibras vegetais de juta e malva, e também, obter informações sobre o Projeto de expansão do guaraná no Amazonas, projeto que iniciou o plantio no primeiro trimestre deste ano no município por intermédio de pesquisadores da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O interesse pela produção em Manacapuru começou depois que o conselheiro para Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha, Martin Nissen assistiu uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Coomapem em um evento em Brasília ministrado pela presidente da cooperativa.

A visita teve início na sede da Coomapem, onde a delegação alemã teve a oportunidade de assistir uma apresentação do plantio do guaraná nativo nas propriedades de alguns cooperados. Em seguida os pesquisadores atravessaram o rio Solimões em direção ao Paraná do Supiá, local de grande produção de juta do município. Onde puderam assistir in loco a colheita de fibras.

Para Eliana Medeiros a visita dos pesquisadores teve seu objetivo alcançado, pois segundo a presidente, eles tiveram a oportunidade de observar como é feita a colheita de fibras no Amazonas. Eliana disse ainda que os alemães ficaram encantados com a participação das famílias no processo produtivo de fibras.

“Os pesquisadores saíram bastante satisfeitos com tudo que viram na produção do município e prometeram avaliar todos os pontos da visita pra decidir em que podem nos ajudar nesses momentos difíceis que passa a cadeia produtiva de fibras no Amazonas” avaliou a presidente.

O prefeito de Manacapuru Beto D´Ângelo, juntamente com o secretário de Produção Rural do Município, Nailson Silva e pesquisadores da Embrapa também participaram da visita e se mostraram satisfeitos com os projetos desenvolvidos pela Coomapem. Beto D`Ângelo colocou-se à disposição dos cooperados, prometendo ajuda-lo no que estiver ao alcance da adminbistração municipal, além de mostrar interesse em ser mais um cooperado da Coomapem.

DELEGAÇÃO ALEMÃ – Clemens Neumann – Secretário de Bioeconomia Sustentável; Dr. Tilman Schachsiek – Departamento de Bioeconimia; Dr. Aljoscha Reqardardt – Departamento de Política Internacional de Floresta; Angelina Balz – Departamento Responsável por América;

REPRESENTABTES DE INSTITUIÇÕES – Professor George Backhaus – NKI; Dr. Andreas Schutte FNR; Patrick Dinkhuljsen da Silva – Interprete do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha; Martin Nissen – conselheiro para Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha.

Deixe um Comentário