Ministro amplia diálogo brasileiro com empresas e governos em Madri e Barcelona

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, viaja nesta terça-feira (21) para a Espanha, onde participa, até 1º de março, de uma série de reuniões bilaterais com representantes de governos do país anfitrião e da América Latina, encontros com executivos de companhias globais de telecomunicações e do Mobile World Congress 2017, evento mundial a ser realizado em Barcelona, na próxima semana.

Acompanhado pelo embaixador do Brasil em Madri, Antonio José Ferreira Simões e pelo secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges, o ministro inicia a agenda pela capital espanhola, na quarta-feira (22), com uma visita às dependências da multinacional Indra. Já na quinta-feira (23), Kassab se reúne com o ministro de Energia, Turismo e Agenda Digital da Espanha, Álvaro Nadal, e o secretário de Estado de Sociedade da Informação e Agenda Digital, José Maria Lassalle Ruiz. No fim do dia, ele participa de reunião com a secretária de Estado de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Carmen Vela, com quem deve delinear uma agenda preparatória, com temas de ciência e tecnologia, para a próxima vinda ao Brasil do primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, prevista para abril.

O último dia em Madri, sexta-feira (24), começa com uma visita ao Centro de Inovação da Telefónica, maior investidor em telecomunicações da Espanha no Brasil. O encontro inclui demonstrações de serviços em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), Big Data e Open Innovation. Em seguida, o ministro se reúne com representantes do Banco Santander.

Barcelona

A comitiva brasileira se desloca na tarde de sábado (25) para Barcelona, onde será recebida pela cônsul-geral do Brasil na cidade, Maria Elisa de Bittencourt Berenguer. A partir de então, integram-se ao grupo o secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros. No domingo (26), a agenda indica encontros com dirtores da empresa chinesa Huawei e da sueca, Ericsson.

O ponto alto da agenda em Barcelona é a participação no painel do Mobile World Congress segunda-feira (27), às 14h locais, ao lado dos ministros de Comunicações da Argentina, Oscar Raúl Aguad, e de Tecnologias da Informação e Comunicação da Colômbia, David Luna Sánchez. A sessão aborda desafios e maneiras de governos e operadoras trabalharem juntos para garantir um ambiente digital mais seguro, com privacidade e proteção de consumidores e serviços, sem prejudicar o crescimento do ecossistema da economia móvel na América Latina.

No mesmo dia, antes da participação no congresso, a delegação se reúne com parlamentares brasileiros e dirigentes de companhias fabricantes e prestadoras de serviços, em encontro organizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

Ainda no Mobile World Congress, o ministro visita estandes de uma feira internacional de tendências tecnológicas e práticas inovadoras em tecnologias da informação e comunicação (TICs). Ele deve conhecer as exposições das companhias norte-americanas Cisco Systems e Qualcomm, da chinesa Huawei, da finlandesa Nokia e da sul-coreana Samsung. Às 18h, ele inaugura o espaço da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), que, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), leva a Barcelona um grupo de 16 empresas.

Para a terça-feira (28), Kassab tem encontro marcado com o comissário europeu de Mercado Único Digital, Andrus Ansip. A pauta prevê discussão de novas iniciativas bilaterais e um balanço de realizações da parceria estratégica entre Brasil e Comissão Europeia, que completa sua primeira década em 2017. A colaboração gerou, por exemplo, o lançamento de quatro chamadas coordenadas em TICs e o projeto do cabo de fibra óptica a ligar os continentes.

A comitiva nacional tem, ao longo do dia, reuniões agendadas com executivos das companhias América Móvil, AT&T Corporation e Sky, Facebook, GSMA, Huawei e Qualcomm, além de dirigentes da Comissão Federal de Comunicações (FCC), agência reguladora do setor nos Estados Unidos.

No último dia da missão, 1º de março, o ministro se reúne com representantes da companhia francesa Thales Alenia Space, fabricante do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), a ser lançado pelo Brasil da base de Kourou, na Guiana Francesa no dia 21 de março.

Mais tarde, Kassab ainda se encontra com representantes de órgãos locais e a subsecretária de Comunicações da Secretaria de Comunicações e Transportes do México, Mónica Aspe Bernal.

Fonte: MCTIC

Deixe um Comentário