Curso apresenta potencial exportador dos pequenos negócios a futuros diplomatas

Para ajudar futuros diplomatas no conhecimento do setor privado brasileiro e do ambiente de exportação voltado às micro e pequenas empresas, o Sebrae promoveu pela primeira vez, nesta quarta-feira (22), uma sequência de palestras dirigidas a 29 terceiros-secretários do curso de formação do Instituto Rio Branco para a carreira de diplomata.

Na abertura do evento, o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destacou a importância que esses profissionais terão no que chamou de democratização da globalização.

“Hoje, a pauta de comércio internacional é ditada pelas grandes corporações. As micro e pequenas empresas, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEI), encontram enormes barreiras para exportar. Que esse elo profundo que estamos estabelecendo com a diplomacia brasileira ajude a superar essas dificuldades”, declarou Afif.

O presidente citou o acordo de livre comércio para micro e pequenas empresas, em fase de implantação entre Brasil e Argentina, batizado como Simples Internacional, e o convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para que o Sebrae assuma no Brasil a plataforma Connect Americas, estimulando a comercialização entre empresas de todo o continente.

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, enviou uma carta a Afif, saudando a iniciativa. No texto, ele destaca ser “indispensável que o diplomata brasileiro tenha conhecimento direto da realidade das pequenas empresas brasileiras e do marco regulatório em que operam”. O curso foi elaborado pelo Sebrae a convite do embaixador José Estanislau do Amaral Souza Neto, diretor-geral do Instituto Rio Branco.

“Agradeço a acolhida que o Sebrae nos deu. Esse programa é valioso e veio para ficar”, disse Neto, na abertura do evento.

Das 10h às 17h, os diplomatas assistiram palestras de gerentes e analistas do Sebrae sobre empreendedorismo, ambiente legal, Simples Internacional e cooperação técnica internacional. Hoje (23), os futuros diplomatas farão uma visita técnica à empresa exportadora Koc Pitt Sandálias, localizada no Polo JK, em Santa Maria (DF).

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um Comentário