Autazes comemora aniversário de 61 anos com programação cultural

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, realiza, nesta sexta-feira (3), uma programação cultural especial em comemoração ao 61º aniversário do município de Autazes, situado na Região Metropolitana de Manaus, distante da capital do Amazonas 113 quilômetros em linha reta e que realiza anualmente a tradicional Festa do Leite.

A parceria, viabilizada por meio de reunião entre o prefeito da cidade, Andreson Cavalcante e o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, no mês de fevereiro deste ano, leva ao município uma política pública cultural intensa que envolverá várias ações, começando com as festividades do aniversário de Autazes, que contarão com o Programa de incentivo à Leitura e ao Livro, o “Mania de Ler”, atrações circenses, com palhaços e malabaristas, e muita música e animação, a cargo de bandas como a Sensação.

“É com muita alegria que participamos desta comemoração com música, arte e cultura de qualidade. Não há presente melhor para a população do que este”, comemorou o secretário de Cultura, Robério Braga.

Mania de Ler e o incentivo à leitura

Um dos pontos altos da programação fica por conta do Programa Mania de Ler, que estimula o gosto pela leitura e a circulação do livro, com ações que tornam o livro mais presente nas ruas e em lugares públicos, oportunizando a circulação de edições locais, celebrando marcos importantes da leitura, além de realizar encontros entre escritores e leitores, tanto na capital quanto no interior do Estado.

O programa facilita o acesso à linguagem escrita, à boa literatura e à informação de qualidade, mas principalmente, contribui para a circulação do livro, fazendo com eles, os livros, vivam em constante movimentação, de um lado para o outro, com leitura, empréstimo e releitura. O programa é composto, também, por projetos como: ampliação e atualização de acervo das bibliotecas locais, instalação de “Bibliotecas Volantes”, veículos adaptados para democratizar o acesso à leitura e ao livro e de “Estações de Leitura”, caixas estantes em locais públicos e privados, para leitura no próprio local.

Fonte: Portal Governo do Amazonas

Deixe um Comentário